REPÚBLICA DAS FILIPINAS - (04/07/1946)
Animal-símbolo – búfalo-asiático, Water Buffalo; o búfalo doméstico é abundante tanto na Ásia como na América do Sul. Chamado “Carabao” (Bubalus bubalis carabanesis) ou “Kalabaw” em filipino e “Kerbau” em malaio, é uma subespécie doméstica do búfalo (Bubalus bubalis) encontrado neste país.
Ave Nacional – águia-filipina, Philippine Eagle (Pithecophaga jefferyi)
Nome oficial – Republika ñg Pilipinas. Capital – Manila.
Religião – Cristianismo 93,8% (católicos 82,9%, protestantes 8,3%, Igreja Independente das Filipinas 2,6%), islamismo 4,6%, outras 1,6% (1990).
Moeda (numismática) – peso filipino (Philippines Pesos). Código internacional ISO 4217: PHP. O sistema monetário “peso” é utilizado em muitos países que falam o espanhol no Continente Americano...
O selo postal acima “Philippines ou Filipinas, Philippinen” (WNS nº. UN108.08) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations New York) em 8/05/2008 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”.
Quase mil línguas e dialetos são falados nesse país, onde o catolicismo predomina. O país é peculiar entre os outros asiáticos porque professa o Cristianismo. Com 7.107 ilhas, as Filipinas são o segundo maior arquipélago do mundo, depois da Indonésia.
Localizado no Sudeste Asiático, seus habitantes são, na maioria, de origem malaia. Apesar de exibir alto índice de alfabetização – cerca de 90% dos filipinos sabem ler e escrever –, metade da população vive na pobreza e muitos emigram em busca de trabalho.
Exportador de produtos industriais e agrícolas e ainda carente de infra-estrutura de transporte e energia, o país começa a seguir a trilha de seus vizinhos Tigres Asiáticos, mas é atingido pela crise iniciada com a desvalorização da moeda da Tailândia no final de 1997.
--------------------------------------------------------------------------------
História Postal das Filipinas
O arquipélago é conquistado em 1564 pela Espanha, que estabelece uma colônia com o nome de Filipinas – em homenagem ao imperador Felipe II. Sob domínio espanhol, o catolicismo torna-se a religião predominante, com exceção das ilhas do sudoeste, cuja população permanece muçulmana...
Selos são emitidos pelas Filipinas desde 1854, quando o país ainda era uma colônia da Espanha. O Decreto Real de 18/12/1854, estabeceu que toda correspondência entre a Espanha e o Ultramar (Cuba, Porto Rico e Filipinas) fosse paga por meio de selos.
O primeiro selo postal usado nas Filipinas, “Rainha Isabella II”, foi emitido em 1854 (Scott: 1), com valor facial de 5 cuartos (vermelho), ele mostra a efígie da monarca Isabela II (abaixo, lado esquerdo da tela – como não se vê direito, ele é igual a imagem P&B ao lado). A primeira série tem valores de 5 e 10 cuartos, 1 e 2 reales ou reais (imagem abaixo, do lado direito).
O nome do país – FILIPINAS – apareceu pela primeira vez em selos de 1872, em uma série do rei Amadeo. O último selo emitido pela Espanha é de 1898, mostra Alfonso XIII, quando ainda era um pequeno garoto (o qual aparece em antigos selos de Cuba, Porto Rico e da Guiné Equatorial). Cerca de 225 selos, caracterizam o período colonial espanhol...
Nota: selos das Filipinas tiveram sobrecarga à mão e foram utilizados em 1899, como os primeiros das Ilhas Marianas do Norte.
A luta anticolonial começa no fim do século XIX. Os nacionalistas, liderados pelo general Emilio Aguinaldo, provocam uma rebelião em 1896. Dois anos depois, a Espanha perde uma guerra contra os EUA e cede as Filipinas em troca do pagamento de 20 milhões de dólares... Então o general declara a independência das Filipinas, em 1898. Os nacionalistas recomeçam a luta pela independência, liderados por Aguinaldo, mas são esmagados por tropas norte-americanas...
Entretanto, o governo revolucionário emitiu selos com a palavra FILIPINAS para uso dos correios normal e, como era de costume, para telegramas. Eles mostravam emblemas de “Katipunan” (o sol da liberdade, triângulo equilátero, 3 Ks) e em 1899, o próximo GOBNO. REVOLUCIONARIO. Não mais que 12 selos diferentes foram emitidos...
--------------------------------------------------------------------------------
A entrada dos Estados Unidos no país, conduziu a novos selos... Os primeiros exemplos são selos dos Estados Unidos remarcados “PHILIPPINES” em vermelho (1899). Do lado esquerdo, selo de 1899/1901, com valor facial de $1 – Perry. Do lado direito, selo de 1899/1901, com valor facial de $2 – Madison.
Em 1906, o primeiro selo sob o governo insular americano foi emitido. Em uma série de 14, cada selo traz a clara inscrição “PHILIPPINE ISLANDS / UNITED STATES OF AMERICA”.
Abaixo (lado esquerdo), emitido em 1926 (Scott: 213, SG: 252), remarcado com a sobrecarga preta “PHILIPPINES” em um selo dos Estados Unidos. Do lado direito, o primeiro selo aéreo, emitido em 1926 (Scott: C1, SG: 368), com valor facial de 2c, remarcado com a sobrecarga vermelha “AIR MAIL 1926 MADRID-MANILA” (prova a ligação entre as duas capitais, Espanha e Filipinas).
Em 1935, as Filipinas ficaram sob comando dos Estados Unidos como “Commonwealth”. Uma nova era foi estabelecida com a emissão de 5 selos grandes, mostrando detalhadamente a “Mãe América” introduzindo “Dalagang Filipina” às musas... Remarcados “UNITED STATES OF AMERICA / COMMONWEALTH OF THE PHILIPPINES”.
Paralalemente, uma nova Constituição, ratificada em plebiscito de 1935, dá às Filipinas autonomia interna e estabelece a independência total até 1946. Manuel Quezón torna-se o 1º Presidente das Filipinas e inicia a transição...
Quezón foi desenhado em alguns selos, outros celebraram o aniversário de 75 anos de nascimento de Jose Rizal (1936) e, em 1937, uma série de 6 selos mostrando o mapa do país (Scott: 425/430) foi emitida em comemoração ao 33º Congresso Eucarístico Internacional (abaixo, um deles). O selo que causou menor interesse foi o de Jose Rizal com seu cabelo partido do lado direito, sendo que em todos os outros o seu cabelo estava partido do lado esquerdo...
Nota: Erros de desenho são bastante raros nos selos e resultam sempre da ignorância ou falta de cuidado do desenhador quanto ao motivo do selo. Assim um exemplo flagrante ocorreu com o selo de 18 cents da emissão de 1932. O selo representa uma vista de uma queda d'água que se identifica na base como se fossem as Cataratas de Pagsanjan, mas na realidade o que se reproduz no selo são as Cataratas de Vernal em Yosemit Park, na Califórnia, a milhares de quilômetros de distância das Filipinas. O desenhista não se deu ao trabalho de verificar a autenticidade da fotografia que iria reproduzir no selo... Eu não tenho sua respectiva imagem; você a tem para ilustrar esta página?
--------------------------------------------------------------------------------
O Japão invade as Filipinas em 08/12/1941, durante a II Guerra Mundial. Então, o período “Commonwealth” foi interrompido pela Ocupação Japonesa, retomado apenas quando o General Douglas MacArthur assumiu, em 1944. Tropas norte-americanas retornam ao país e expulsam os japoneses em 1945...
Suas forças contribuíram para os selos locais oficialmente carimbados com a palavra VICTORY em selos pré-guerra. Uma coleção de cerca de 30 deles, custavam mais de 10 mil dólares, em meados de 1990. Cerca de 12 selos remarcados com a palavra VICTORY foram emitidos em 1945, perfazendo um total de quase 150 selos diferentes.
A primeira parte da Ocupação Japonesa (1942) remarcou os selos da colônia (Commonwealth) com barras pretas, cobrindo a inscrição “United States of America” (lado esquerdo da tela) – o primeiro emitido em 1942 (Sc: N1, SG: J1), com valor facial de 2 centavos, remarcado no selo (Sc: 461).
Um desses selos japoneses continha uma remarcação adicional “Congratulations / Fall of Bataan and Corregidor / 1942”. Antes do ano acabar, selos semipostais tinham o texto “Produce and Preserve Food for New Philippines”. Depois disso, somente Nippongo foi usado.
Uma emissão de 1943, contém um erro de impressão cometido pelos japoneses, o selo mostra uma choupana, uma mulher plantando arroz, a Moro vinta, e a sobreposição do Monte Mayon e Monte Fuji... Um selo marca o aniversário de 350 anos do local da impressão, está escrito “Limbagan 1593-1943”, enquanto uma série emitida por outro método tem a inscrição “Baha 1943”...
Também em 1943, existiu uma folha para Tagalog – usado para selos que comemoraram a inauguração da República Puppet, de 1943, que mostrava “Dalagang Filipina”... Menos que 60 selos postais foram emitidos neste período.
O selo (lado direito da tela) foi emitido pelo Japão em 07/05/1943 (Scott: N26), em comemoração ao primeiro aniversário da conquista japonesa. Mostra a Bahía de Manila, com a península de Bataan e a Ilha de Corregidor.
--------------------------------------------------------------------------------
A Independência das Filipinas é proclamada em 1946, com Manuel Roxas presidente. Os EUA, no entanto, conserva suas bases militares no país... O período moderno do correio das Filipinas começou com a inauguração da República, em 1946. Uma série de 3 selos grandes mostra “Dalagang Filipina” novamente, agora com a bandeira nacional ladeada pelas bandeiras de outros países. O texto proclama “Independência das Filipinas”.
As primeiras emissões mostram as marcas da terra de Manila, em tributo aos presidentes Manuel Quezón e Roosevelt, celebrando a posse do presidente Manuel Roxas, honrando o general MacArthur como “Libertador – Defensor”, e também a participação das Filipinas no contexto internacional, especialmente àquelas com as Nações Unidas. Abaixo, selo postal de “Charity” emitido em 1949 (Scott: B1, SG: 671), com valor facial de 4c +2c para o Fundo de Reconstrução da Livraria...
(46k)
Selos foram inscritos PHILIPPINES até 1962, exceto em uma emissão de 1965, feita para o aniversário de 400 anos da introdução do Cristianismo no país, marcando FILIPINAS em reconhecimento à Espanha...
Paralelamente, o governo enfrenta um movimento rebelde liderado por comunistas que dura até 1953, quando os mesmos se rendem... Em 1972, o presidente Ferdinand Marcos, eleito em 1965, instaura no país a Lei Marcial e passa a governar como ditador, recorrendo a fraudes eleitorais. Sua mulher, Imelda, adquire crescente influência sobre o regime, marcado pela corrupção...
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário