CLIMA
Quatro zonas climatéricas - ártica, subártica, temperada e subtropical - determinam o clima da Rússia com 4 seguintes estações de ano: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. As temperaturas médias variam em todo o território: em janeiro - de -1 C a -50 C, em julho - de 1 C a 25 C. Cerca de 14 % do território (Sibéria Norte e Norte do Oriente Extremo) ficam além do círculo polar com o solo perenemente congelado. A noite lá é de 60 dias.O território russo pode ser dividido geograficamente em seis regiões: a região de Kola-Carélia, situada no Noroeste da Rússia, caracterizada por planaltos de baixa altitude; a planície Russa, que não é mais do que uma extensão da planície Oriental Europeia; a região dos montes Urais, situada a leste da planície Russa, que é constituída por uma sucessão de planaltos e montanhas de relativa baixa altitude (uma média de 1200 metros), a planície Siberiana Ocidental, que é a maior das regiões russas e contém alguns dos maiores pântanos do Mundo; mais a leste, o planalto da Sibéria Central, delimitado pelo rio Ienissei (a oeste) e pelo rio Lena (a leste), registando altitudes entre os 300 e os 690 metros;
As montanhas da Rússia. EncartaA Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.
A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos 40 aos 50 graus celsius negativos, às vezes chegando aos 60 graus negativos ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos.
O Verão na Rússia também é variável de região a região registando-se temperaturas médias de 25°C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registassem temperaturas superiores a 45 °C.
O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.
A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo [1]
Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.
e, finalmente, mais a sul e a leste, a região das altas montanhas, que representa 1/4 do território russo e é constituída por uma sucessão de cadeias montanhosas de origem geológica diversificada, destacando-se a zona vulcânica da península de Kamchatka (na costa do Pacífico), com uma altitude média de 3000 metros, tendo como ponto mais alto o vulcão Klyuchevskaya (4675 metros).
RELEVO
O relevo é variado: dominam planícies e vales (3/4 do território). As planícies Leste-Européia e Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. Ponto mais elevado: monte Elbru (5642 metros).A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia.
HIDROGRAFIA
Lago Baikal.
Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água. Contam-se 120 000 rios, dos quais se destacam o Volga, o Don, o Ienissei, o Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva.
Os lagos apresentam-se de formas irregulares e estão, normalmente, no meio de um curso de um rio. O território russo compreende o lago Ladoga, que é o maior da Europa, o lago Baikal, o lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia, denominada de Bacia do Obi com 2 975 000 m².[16]
Cerca de 37 000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Árctico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio, sem esquecer a zona dos Bálcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.
Na Rússia há cerca de 120 mil rios. A maioria fica congelada no inverno.
VEGETAÇÃO
Às paisagens severas dos desertos árticos do Norte sucede a tundra com mofo, líquen e moita. O inverno na tundra conta com 8-9 meses por ano. Mais para o Sul estão espalhadas as famosas florestas russas que ocupam por volta de 43 % do território do país. A mata densa de coníferas de difícil acesso chama-se "taigá".
Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes - regiões parecidas com cerrado brasileiro. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassóis, etc. No Sul do país, principalmente na costa do Mar Negro, o clima é subtropical com o inverno curto e úmido e verão longo e quente. Praias bonitas, sol e águas cristalinas atraem turistas de todo o país.Ao Sul toundra estende-se o domínio da floresta boreal (taïga). Esta forma muito vasta uma zona florestal, franjada ao Sul por estreita uma banda de floresta mista. O taïga russo é imensa uma floresta contínua de coníferas (pinhos, abetos, larícios). Cobre o norte da Rússia da Europa e uma grande parte Sibérie e a Rússia extrême-orientale. Desenvolve-se num meio natural muito difícil: clima hypercontinental, permafrost, solos podsólicos, imensos pântanos ligados à derrota primaveril dos rios.
Mais ao Sul ainda, a floresta enriquece-se de árvores folhudas (bétulas, encantos, peupliers, carvalhos, ácer) e torna-se uma floresta mista seguidamente uma floresta de árvores folhudas, onde os solos são mais favorável (solos morenos florestais). As florestas de árvores folhudas cobrem principalmente a parte oriental da planície europeia bem como o Sul da Rússia extrême-orientale (vale do Amor, vale do Oussouri). No total, a floresta cobre os dois terços do país.
Para o Sul, a floresta degrada-se steppe arborizado, hoje quase inteiramente esclarecido e posto em cultura, seguidamente deixa o lugar, devido seca à crescente, steppe (prado natural graminées). Esta estende-se, por uma amplitude de 200 à 500 Km, pela planície do norte caucasiana e pela parte meridional Sibérie ocidental, até ao Ob. Desenvolve-se sobre terras pretas muito férteis (tchernoziom)
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu nao quero da asia eu quero de filipinas bosta
ResponderExcluir