segunda-feira, 8 de junho de 2009
politica - russa
politica
Dmitri Medvedev.A Rússia é uma Democracia Federal, baseada num sistema de Estado de Direito sob a forma de República.[10] Os três poderes do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário são independentes uns dos outros. As decisões políticas são tomadas na Assembleia Federal Russa que é constituída por duas câmaras - a Duma e o Conselho Federal.
A Duma (em russo Государственная дума, Gasudárstvienaia Duma) é o parlamento russo, com 450 deputados; qualquer cidadão com nacionalidade russa nativa ou adquirida e com mais de 21 anos pode ser eleito deputado desse parlamento. Todas as leis a serem aplicadas em toda a federação têm de ter aprovação com maioria absoluta na Duma.
O Presidente
O presidente é a cabeça do estado, protector da constituição, dos direitos e das liberdades dos cidadãos e tem de accionar qualquer medida para proteger a integridade da soberania russa. É ele que representa a Rússia nos encontros diplomáticos. Tem também a função de escolher o primeiro-ministro desde que tenha consenso com a Duma [11]
O presidente é eleito através do voto livre, popular, directo, universal e secreto para um mandato de 4 anos podendo-o repetir mais uma única vez. Qualquer cidadão russo pode ser candidato a presidente desde que tenha mais de 35 anos e 10 de permanência no território russo.[12]
Uma vez eleito, deve proferir a seguinte frase na sua tomada de posse:
"Клянусь при осуществлении полномочий Президента Российской Федерации уважать и охранять права и свободы человека и гражданина, соблюдать и защищать Конституцию Российской Федерации, защищать суверенитет и независимость, безопасность и целостность государства, верно служить народу".
"Juro exercer os poderes que a Federação da Rússia me concede, de proteger os direitos do Homem e do cidadão, de vigiar e defender a Constituição, de proteger a soberania e a independência do território, de modo a servir com justiça o povo."
O actual presidente da Rússia é Dmitri Medvedev, no cargo desde Maio de 2008, sucedendo a Vladimir Putin, que dois dias depois da tomada de posse de Medvedev passou a chefiar o governo do país.
[editar] Relações Internacionais
Bandeira da CEI.A Rússia possui muitas relações com países e organizações mundiais de modo a aumentar a cooperação comercial, militar, etc. Porém, estas relações não têm vindo a ser muito pacíficas, sobretudo desde os assassínios de dois jornalistas russos.
A relação União Europeia- Rússia está a ser afectada por diversos factores como a energia a ser distribuída a partir da Rússia (gás natural) e a questão da independência do Kosovo. As cimeiras UE-Rússia têm vindo a ter poucos resultados dado o desentendimento entre o país e bloco económico.
A Rússia não integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO/OTAN), sendo apenas uma parceira dessa organização. Não integra também a Organização Mundial do Comércio (OMC), embora se esteja a negociar a entrada do país nesta organização.
As relações Rússia - Estados Unidos também estão a ser afectadas devido ao facto dos Estados Unidos quererem estabelecer uma instalação militar no centro da Europa. Analistas já têm vindo a referir que estas relações podem ser o início duma nova Guerra Fria: os Estados Unidos criticam a situação dos direitos humanos na Rússia e Moscovo não concorda com a independência do Kosovo dada a posição favorável dos norte-americanos.[13] Membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia desempenha um papel crucial na resolução de problemas no mundo actual.
A Rússia faz também parte da Comunidade dos Estados Independentes, uma espécie de Commonwealth que reúne 13 dos antigos estados da URSS.
[editar] Forças Armadas
Ver artigo principal: Forças Armadas da Rússia
Tropas russas a desfilar.As Forças Armadas da Federação da Rússia são uma das maiores do mundo quer em armamento quer em recursos humanos. O chefe supremo das Forças Armadas é o presidente da Rússia, que tem o poder de dissolver os generais e de declarar guerra. O Ministério da Defesa (em russo, Министерство обороны Российской Федерации, "Ministérstvo oborôni Rassiískoi federátsii") é o organismo central das Forças Armadas, cujo ministro é actualmente Anatoly Serdyukov,[14] sucessor de Sergei Ivanov.
A idade mínima para a incorporação é de dezoito anos. Actualmente os homens de 18 a 49 anos disponíveis para a chamada são 35.247.049, enquanto que os declarados capazes são cerca de vinte milhões. Todos os anos cerca de 1,5 milhão de novos recrutas são listados (estimativa de 2005). As tropas activas somam 1.037.000 homens e as tropas totais, 3.037.000. As despesas militares da Federação Russa amontam a 18.000 milhões de dólares americanos.
Ao longo da História da Rússia, as Forças Armadas da Rússia representaram sempre uma força vital para a manutenção da soberania do país. As reconquistas durante a era da dinastia Romanov contaram sempre com a ajuda das Forças Armadas. No século XIX as Forças Militares também tiveram um importante papel na expulsão de Napoleão. Um episódio semelhante viria a repetir-se na Grande Guerra Patriótica, onde as Forças da Rússia tiveram um papel crucial no destino da Segunda Guerra Mundial: 9 milhões de soldados perderam a vida ao expulsarem os alemães da União Soviética e a derrotarem a Alemanha.
Actualmente, e devido ao enorme território administrativo, a Rússia conta com uma grande força militar só comparável com os EUA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário