segunda-feira, 8 de junho de 2009

indioma - russia

Línguas

O alfabeto cirílico actual.Segundo o artigo 68.º, capítulo 3, alínea 1 da Constituição da Federação da Rússia, a língua oficial do país é o russo[23] moderno, porém e segundo a alínea 2 do mesmo artigo, cada república têm o direito de desenvolver a sua própria língua como o caso da Sibéria em que a língua daquela região é o siberiano.

Ainda segundo a alínea 2 do mesmo artigo, o russo é obrigatoriamente usado para os diálogos entre Moscovo e as demais regiões de país.[24]


Mapa da língua russaO idioma russo (? русский язык, russkii iazik, [ˈru.skʲɪj jɪˈzɨk]) é o mais falado da Eurásia e é o mais comum dos idiomas eslavos devido ao período da URSS em que era obrigatório o ensino do russo nas repúblicas sob o seu domínio. Além da Rússia, a língua é também uma das oficiais na Bielorrússia e no Cazaquistão.

O russo pertence à família dos idiomas indo-europeus. Entre os idiomas eslavos, o russo é um dos membros ainda existente do grupo dos idiomas eslavos orientais, sendo os outros dois o bielorrusso e o ucraniano.

Existem exemplos escritos dos idiomas eslavos orientais do século X em diante. Enquanto o russo preserva muito da estrutura sintética-inflexional original e uma base de palavras proto-eslava, o russo moderno exibe uma grande galeria de palavras internacionais, nos campos da política, ciência e tecnologia. Sendo a língua russa uma das línguas com maior importância a nível diplomático internacional do século XXI, esta é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas.

Nota: o russo é escrito num alfabeto não-latino. O alfabeto russo moderno é uma variante do alfabeto cirílico que fora introduzido no principado de Kiev na época da sua conversão ao cristianismo (988), ou, se certos achados arqueológicos estiverem correctos, uma data ligeiramente anterior.
Além do russo, outras 31 línguas possuem estatuto co-oficial nas respectivas regiões onde são faladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário